Criando um aplicativo móvel que funciona: um guia atualizado de 2022


Carregar o smartphone e tê-lo no bolso ao sair de casa há muito tempo entrou para a lista de checklists que você repete em sua mente, como “carregar telefone, lavar a louça, fazer compras”, ou “carteira, chaves do carro, chaves de casa, telefone”. E com o mundo se tornando móvel, o uso de aplicativos móveis para diversos fins ao longo do dia tornou-se uma das coisas mais comuns para mais da metade da população mundial.


Aplicativo móvel que funciona


Graças a essa mania imparável, novas ferramentas e softwares para criar aplicativos móveis com uma infinidade de funcionalidades incríveis estão sendo desenvolvidos constantemente. Como resultado, o aprendizado como criar um aplicativo nunca foi tão fácil como hoje, tornar os aplicativos uma grande oportunidade de negócios e/ou marketing. Se você deseja criar um aplicativo móvel para obter lucro, expandir seus negócios ou apenas se divertir, existem programas de criação de aplicativos que você pode usar mesmo sem ter amplo conhecimento ou ser um programador experiente.

Pense no seu conceito

Existem milhões de aplicativos móveis disponíveis no mercado, e nem todos eles podem se tornar um sucesso. Ter uma ideia que possa realmente funcionar e garantir que seu aplicativo chegue aos dispositivos do seu público-alvo e permaneça lá não é uma tarefa fácil. Claro, há uma chance de você acordar um dia e uma ideia brilhante à prova de balas aparecer em sua mente do nada, mas é muito mais provável que você tenha que trabalhar em seu conceito depois de decidir que deseja criar um aplicativo.

Para garantir que sua ideia funcione, você também precisa fazer um esforço para realizar pesquisas. Sua ideia pode parecer extraordinária e engenhosa para você ou para as pessoas com quem você conversa, mas pesquisas posteriores podem revelar que já existem bons aplicativos móveis populares com o mesmo conceito, ou que não há interesse em tais aplicativos.

No entanto, não se martirize se perceber que sua ideia não é tão original quanto você pensava. Em vez de criar algo completamente novo, você deve se concentrar em determinar o que tornará seu aplicativo diferente e melhor do que outros aplicativos semelhantes.


Seja esperto sobre o design

Quando se trata de design, ser original não deve estar em sua mente. A maioria dos usuários de smartphones tende a usar aplicativos móveis que parecem familiares ou, em outras palavras, que funcionam de uma maneira que lhes parece natural. Mesmo que você tenha a melhor ideia, se o design do seu aplicativo não for intuitivo ou se for muito complicado, ele solicita que eles concluam muitas ações, por exemplo, digitar, é muito provável que a maioria das pessoas que o baixam, irá excluí-lo imediatamente.

Pesquisas mostram que as pessoas decidem se vão ler um artigo ou comprar um produto de um site em questão de segundos. Da mesma forma, para aplicativos móveis, muitas pessoas decidem com bastante facilidade que não precisam usar um aplicativo segundos depois de abri-lo pela primeira vez.

Um erro que você deve tentar evitar ao começar a criar um aplicativo móvel é adicionar muitos recursos. Em vez disso, concentre-se nos essenciais ou na forma básica do seu aplicativo. Isso pode não apenas ajudá-lo a testá-lo, mas também a evitar enchê-lo com muitas opções, o que resultará em uma alta taxa de desinstalação.

Criando um aplicativo móvel que funciona

Promova seu aplicativo

Com tantos aplicativos no mercado, você precisa desenvolver uma estratégia para alcançar seus público-alvo. Isso se refere às pessoas que podem querer usar seu aplicativo ou que podem achá-lo útil. Tornar-se visível é a melhor maneira de atrair pessoas para baixá-lo e dar ao seu aplicativo móvel a chance de funcionar.

O quão difícil será ficar visível depende muito do tipo de aplicativo que você está construindo ou de sua finalidade. Por exemplo, é muito mais fácil fazer com que as pessoas baixem seu aplicativo se você o estiver desenvolvendo para uma empresa existente, como forma de melhorar a experiência do cliente e aumentar o lucro, do que um aplicativo comercial.

Portanto, para tornar seu aplicativo móvel bem-sucedido, você precisa pensar em uma maneira adequada de promovê-lo. Se você está convencido de que seu aplicativo pode ter um bom desempenho, mas não há pessoas suficientes para baixá-lo, provavelmente deve pensar em otimizar sua estratégia de marketing. Você também pode contratar profissionais para desenvolver uma estratégia para você.

Conclusão

Os aplicativos móveis são uma grande oportunidade de lucro. Lembre-se de que os aplicativos móveis de maior sucesso criam atualizações constantemente, aproveitando as novas tecnologias à medida que aparecem. Este ano, para fazer um aplicativo que funcione, considere implementar algumas das tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis.

See also  Como transferir dinheiro do GreenDot para a conta Chime

Leave a Comment